A nossa pele é responsável por proteger todos os outros órgãos. Ela atua como uma barreira contra fungos, bactérias ou vírus, mas também é capaz de absorver substâncias.
Existem quatro tipos principais de pele: seca, oleosa, mista e normal. Tais características são determinados pela genética, mas fatores internos e externos – como alimentação, clima, hormônios e o uso de produtos – podem influenciar na sua aparência.
Saber qual é o seu tipo de pele, além dos cuidados específicos, é uma forma de trazer mais bem-estar e saúde para a sua rotina.
Como é a pele seca?
Algumas das características de uma pele seca são poros poucos visíveis, pouca luminosidade, descamação e vermelhidão. Pequenas linhas e fissuras também costumam aparecer
Isto ocorre porque este tipo de pele não retém o volume de água necessário, seja por fatores genéticos ou hormonais, como menopausa e problemas na tireoide, ou ainda por condições climáticas, como o tempo frio e seco.
Cuidados
O uso de protetores solares deve ser um cuidado diário para qualquer pessoa, mas para quem tem pele seca é indicado procurar fórmulas mais hidratantes. Produtos em creme e que contenham água ou óleos são uma boa opção.
Outro cuidado muito importante é hidratar também o corpo. Certifique-se de sempre beber bastante água durante o dia. Banhos demorados e com água muito quente podem contribuir para o ressecamento da pele, por isso, evite-os.
Como é a pele oleosa?
Poros dilatados e mais visíveis, aspecto brilhante e espesso, além de tendência à acne e cravos, são características da pele oleosa.
Este tipo de pele tem uma produção de sebo maior do que o normal, que pode ser causada por herança genética, hormônios ou excesso de sol, por exemplo.
Cuidados
O protetor solar para este tipo de pele deve ter fórmulas mais leves, como os a base de gel e livres de óleos. Opções em sérum, o qual tem uma consistência entre o gel e o creme, ou mousse são algumas das minhas indicações.
Assim como quem tem pele seca, é preciso evitar banhos demorados e com água muito quente.
Outro cuidado é com a lavagem do rosto em excesso, pois isso pode causar o efeito rebote em que a pele produz mais sebo para evitar o ressecamento. O ideal é lavar o rosto com sabonetes específicos para esta região duas vezes ao dia: depois de acordar e antes de dormir.
Como é a pele mista?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia este é o tipo de pele mais frequente. Sua aparência consiste em um aspecto oleoso e com poros dilatados na “zona T”, que é a região da testa, nariz e queixo. E, no restante do rosto, apresenta pele normal ou seca.
Cuidados
Para este tipo, é preciso encontrar um equilíbrio que evite a produção de sebo excessiva na “zona T” e mantenha a hidratação no restante da pele. Desta forma, a limpeza e a hidratação devem vir sempre juntos.
Como para a pele oleosa, o protetor solar aplicado também deve ser livre de óleos. Fórmulas em gel-creme são uma boa escolha para quem tem pele mista, pois hidratam e regulam a oleosidade.
Como é a pele normal?
Textura saudável e aveludada, produção de gordura em quantidade adequada, além de poros pequenos e pouco visíveis são sinais de uma pele normal. Ou seja, esse tipo se refere a uma pele balanceada, sem excessos ou ressecamentos.
Cuidados
Os cuidados com uma pele normal são recomendações gerais, como: usar proteção solar diariamente, hidratar o corpo bebendo água, evitar banhos muito quentes e lavar o rosto somente 2 vezes ao dia (manhã e noite).