Categorias
Sem categoria

Cuidados com a pele de cada região do corpo

A pele é nossa armadura protetora contra uma série de agentes. Desde o nascimento, ela evita a entrada direta de vírus, bactérias, substâncias e radiações que possam apresentar riscos ao organismo. Além disso, previne machucados nas estruturas mais sensíveis do corpo, como músculos, tendões, vasos, entre outros. Portanto, precisamos cuidar muito bem da nossa pele! 

Couro cabeludo

A proteção do couro cabeludo, muitas vezes, é esquecida pelas pessoas. Mas, para quem tem poucos cabelos ou fios muito claros, a exposição solar pode levar ao surgimento de câncer de pele na região.

Com a idade, a calvície também se torna uma realidade para muitos homens, fazendo com que o sol chegue diretamente na pele do couro cabeludo. 

Desta forma, é preciso proteger a região da radiação ultravioleta. Uma opção são os protetores solares em spray, pois não deixam oleosidade. Além disso, os chapéus ou bonés são indispensáveis para os momentos de longa exposição solar.

Face 

Por ficar exposta à radiação ultravioleta tanto no inverno quanto no verão, a face precisa ser protegida todos os dias. 

Nesta região, acontece uma exposição acumulativa desde que nascemos, sendo o lugar mais comum e frequente para o aparecimento de câncer de pele. A face também é a área mais afetada pelo fotoenvelhecimento e outras alterações causadas pelo sol, frio, vento e mudanças climáticas. 

Em vista disto, a recomendação geral é aplicar o filtro solar logo pela manhã e reaplicá-lo após o meio dia. Uma vez que a proteção dos filtros, geralmente, dura em torno de 4 horas. 

Saiba mais sobre os cuidados específicos para cada tipo de pele do rosto aqui. 

Mãos 

O dorso das mãos também deve ser protegido como a face, pois o local fica exposto ao sol durante o ano inteiro, levando ao acúmulo da radiação. 

Hidratar as mãos com cremes específicos também é um cuidado que deve ser adicionado à sua rotina. Por fim, o uso de luvas ao manusear produtos irritantes à pele, como os de limpeza, é indispensável. 

Pernas e braços

Já as pernas e os braços são mais propensos ao ressecamento, levando ao aparecimento de pruridos (coceiras). Isso acontece porque as glândulas responsáveis por manter a oleosidade e hidratação da pele vão perdendo sua capacidade ao longo dos anos.

No inverno, devido aos banhos quentes, o ressecamento nestas regiões é ainda maior. Portanto, hidratar as pernas e os braços com cremes, além de priorizar banhos com temperaturas mais amenas, ajuda a manter a saúde da pele.

Além disto, é indicado evitar os abrasivos, como as esponjas, pois esses pioram o ressecamento.

Dorso

O segundo lugar mais acometido pelo câncer de pele é o dorso, ou seja, a região das costas. Geralmente, as pessoas protegem mais o tronco quando se expõem ao sol. 

Desta forma, deve-se aplicar protetor solar, sem falta, em todo o dorso quando houver exposição direta ao sol.

Pés

Os pés costumam ficar fechados, por muito tempo, dentro de sapatos e meias. Isso pode causar um acúmulo de umidade nessas extremidades, levando ao surgimento de fungos e bactérias. 

Alguns cuidados para ter com os pés são: evitar usar meias de outras pessoas e, principalmente, meias emprestadas em lojas na hora de provar um sapato. Também não é indicado usar calçados emprestados sem antes realizar a higienização. 

Além disto, os calçados justos podem causar unhas encravadas e outras calosidades. Se possível, a indicação é optar sempre por sapatos confortáveis e arejados.

Pessoas com diabete, devem ter um cuidado ainda maior com os pés.

Região perineal

A área da pelve precisa de uma atenção especial com a transpiração. O indicado é utilizar roupas íntimas de tecidos que não retenham a umidade, como o algodão, e permitam que a pele respire ao longo do dia. Além de optar sempre pelo uso de sabonetes suaves ou próprios para a região.

Por fim, é preciso cuidar da limpeza exagerada da pele. A higienização de todas as regiões do corpo deve ser feita diariamente. Contudo, usar sabonete em excesso e realizar muitas lavagens por dia pode levar ao ressecamento e ao surgimento de irritações na pele. Aqui, o equilíbrio é fundamental. 

Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário que responderei!

Confira mais conteúdos nas minhas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *