No consultório, recebo alguns questionamentos que se repetem entre meus pacientes. Por isso, neste conteúdo, respondi várias dessas perguntas visando desmistificar falsas crenças, além de trazer mais informações confiáveis sobre o cuidado com a pele para vocês. Confira a seguir!
Guarda-sóis protegem nossa pele da radiação?
Para o guarda-sol realmente proteger a pele das radiações UV, ele precisa vir com proteção solar.
Os guarda-sóis de tecidos mais finos, que não possuem este benefício, costumam somente evitar a radiação infravermelha, a qual causa a sensação de calor. Contudo, os raios UV continuam chegando à nossa pele. São esses últimos que podem levar ao surgimento de um câncer de pele.
Desta forma, ficar debaixo do guarda-sol não substitui outras formas de proteção durante a exposição ao sol, como os filtros solares.
A areia da praia amplifica a radiação solar?
Sim. Em geral, a areia tem uma grande capacidade para refletir a luz solar. Quanto mais clara ela for, maior será o espelhamento de baixo pra cima dos raios, chegando até 70%.
Por isto, mesmo com a proteção da pele com chapéus e guarda-sóis específicos, ainda é preciso ter um cuidado a mais com a luz refletida pela areia.
Limpar demais a pele pode fazer mal?
Quando se trata deste assunto, os extremos são sempre prejudiciais. Assim como não limpar a pele das impurezas acumuladas diariamente, a lavagem excessiva pode trazer malefícios. Alguns deles são o ressecamento e a surgimento de pruridos (coceira).
Um outro exemplo é quem tem pele do tipo oleosa no rosto. O indicado é lavar essa região duas vezes ao dia (manhã e noite) para retirar a oleosidade e as demais substâncias.
Porém, é comum pensar que ao lavar o rosto ainda mais vezes ao dia, a oleosidade diminuirá. Entretanto, o que ocorre é o efeito rebote, a pele passa a produzir ainda mais oleosidade para suprir a que foi perdida com as lavagens excessivas.
Aplicar o protetor solar apenas uma vez ao dia já é suficiente?
Não. Os filtros solares têm um tempo estipulado de proteção contra a radiação solar. Por isso, deve-se sempre consultar a bula para saber quantas horas o seu produto dura. E, é claro, reaplicar após o fim desse tempo.
Quando não ficamos atentos à duração do protetor solar, continuamos sujeitos aos malefícios que a radiação solar pode nos causar, como câncer de pele, envelhecimento e manchas.
Não é preciso se proteger da radiação em dias nublados?
Nos dias nublados, temos uma falsa sensação de que o sol não afeta a nossa pele, uma vez que não sentimos tanto o calor. Porém, o que acontece é uma diminuição parcial a radiação ultravioleta.
Apesar de ser em menor quantidade, os raios UV ainda continuam impactando a pele e trazendo riscos à saúde. Desta forma, o uso de filtros solares continua sendo indispensável mesmo em dias nublados ou frios.
Comer verduras com coloração laranja ajuda na proteção da pele?
No passado, algumas pessoas acreditavam que comer alimentos com caroteno, como cenoura e outras vegetais, ajudava a proteger a pele da radiação solar. Contudo, isso é uma falsa crença.
Chocolate dá acne?
O cacau em sí não dá acne, o que influencia no seu surgimento é o açúcar e uma proteína do leite. Ambos, geralmente, estão presentes no chocolate.
Contudo, este impacto é menor do que imaginamos. Ao contrário do que pode-se pensar, as restrições alimentares não irão acabar com a acne presente na pele ou evitar que aparecem por completo.
Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários que responderei!