Câncer de Pele

Prevenção

Existem muitas formas de se prevenir contra o câncer de pele, mas o primeiro passo é se consultar com um dermatologista. A tecnologia avançou muito em direção à identificação precoce do câncer de pele, além de localizar lesões que no futuro possam se transformar.

Cuidados com o sol

Aplicar protetor solar diariamente e evitar a exposição aos raios UV, principalmente entre 10h e 16h, são formas de se prevenir do câncer de pele. Além de usar óculos de sol, camiseta e chapéu. 

 

É importante ressaltar que o sol que tomamos na infância e juventude tem um efeito acumulativo, estimulando o surgimento do câncer de pele mais comum na vida adulta.

 

Pessoas de alto risco de câncer de pele devem usar medidas de proteção também nos horários do início da manhã e do final de tarde.

Filtro solar

Filtro solares altos (FPS 60, 70) não são muito mais potentes do que os filtros com FPS 30, porém, tem uma durabilidade maior. Logo, se você vai ter uma exposição prolongada ao sol (mais de uma hora), deve usar filtros mais altos. 


Geralmente, as pessoas aplicam uma quantidade menor de filtro solar do que deveriam e quase nunca reaplicam durante o tempo de exposição. Em cada bula deste produto, há uma recomendação de tempo de reaplicação (normalmente de 2 em 2 horas).  


Pessoas muito claras ou que trabalham ao ar livre deveriam aplicar diariamente filtro solar e pelo menos 2x ao dia (manhã e meio dia). Além disso, os produtos com consistência mais oleosa tendem a ter maior durabilidade na água.


Vale lembrar: o filtro solar não é superior a medidas de prevenção mecânica. Chapéu, camiseta e óculos continuam sendo fundamentais para períodos de grande exposição.

Proteção mecânica

A vantagem da proteção mecânica (camisa, chapéu, óculos, etc) é o fato que não perdem a capacidade de proteção durante o dia, como acontece com os filtros solares.


Hoje, com o surgimento de tecidos com proteção solar, podemos ter roupas bem finas e frescas com uma boa proteção solar. Porém, devemos ficar atentos, pois estas roupas vão perdendo a capacidade de proteção lentamente ao ficarem mais gastas com as lavagens periódicas.

Sol no inverno

O inverno tem menos incidência de radiação solar, porém a prevenção não deve ser menosprezada. Nesta estação, o frio dá a falsa impressão que o sol é mais fraco do que é na realidade.

Na praia

A areia da praia e a água do mar refletem muita luz, por isso que algumas pessoas queimam mesmo ficando embaixo do guarda-sol. Os guarda-sóis de nylon (finos) protegem do calor do sol, mas não protegem o suficiente da radiação que queima a pele.

Fatores de risco

Algumas pessoas devem ter um cuidado ainda maior com a prevenção, sendo elas:

Revisões periódicas

Estudos demonstram que pacientes diagnosticados com Carcinoma Basocelular (câncer de pele mais comum) tem uma chance de 50% de apresentar outro novo câncer nos 5 anos depois do primeiro câncer. Quem teve um Melanoma, tem por volta de 12% de chance de apresentar outro durante sua vida.

Diante de tais dados, fica claro: quem já teve um câncer de pele deve manter as revisões periódicas com seu dermatologista indeterminadamente.

O autoexame, além de pedir para os familiares revisarem as partes do corpo que você não vê, são fundamentais para detecção de lesões precoces. Recomendamos fazer estas revisões pessoais a cada 6 meses.