A importância do uso diário dos filtros solares já é conhecida por muitas pessoas. Esse cuidado contribui para prevenir uma série de danos, que ocorrem quando a nossa pele fica exposta ao sol, como envelhecimento precoce, manchas, queimaduras, acne e, principalmente, câncer da pele.
Contudo, quando vamos ao mercado ou à farmácia, nos deparamos com uma variedade de opções para escolher. O que gera a dúvida: qual é o melhor para mim?
Texturas
Atualmente, existe uma variedade de texturas de filtros solares, que, além da proteção, trazem benefícios estéticos.
- Oil free: não contém substâncias oleosas, sendo indicado para quem tem pele do tipo oleosa ou mista.
- Creme: é mais hidratante, por isso, é indicado para quem tem pele do tipo seca ou normal.
- Serum: tem a textura líquida e com rápida absorção, penetrando de forma imperceptível na pele.
- Mousse: deixa a pele com um toque aveludado e poros mais suaves.
Fatores de proteção
Além das texturas, os fatores de proteção variam em cada produto. O FPS (fator de proteção solar) se refere ao tempo de proteção contra os raios UVB. Por exemplo, um produto com FPS 30 precisará ser reaplicado o dobro de vezes do que um com FPS 60.
Já o PPD (Persistent Pigment Darkening, que significa “escurecimento persistente do pigmento” na tradução) indica a quantidade de proteção contra a radiação UVA. O PPD precisa ser no mínimo um terço do FPS.
Neste ponto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que o filtro solar utilizado tenha no mínimo FPS 30.
Saiba como cada radiação afeta sua pele clicando aqui.
Físico X Químico
Os filtros solares também diferem na forma de prevenção contra a radiação.
Os físicos atuam refletindo ou dispersando a luz solar pela formação de uma camada sobre a pele. Geralmente, este tipo de produto deixa um tom esbranquiçado após sua aplicação, sendo composto por minerais, como o óxido de zinco e o dióxido de titânio. Além disso, são indicados para quem possui maior sensibilidade na pele.
Em contrapartida, os químicos usam agentes específicos para evitar a absorção dos raios ultravioletas e ficam mais transparentes na pele. Contudo, podem demorar cerca de 20 minutos para iniciar a proteção depois de aplicados. Outra característica dos produtos químicos é que eles podem ter benefícios estéticos adicionais, como coloração, controle de oleosidade, entre outros.
Filtros solares para criança
As crianças devem usar protetores específicos para suas idades, como as opções “Kids” ou “Baby”. Esses produtos costumam ter poucas substâncias químicas, priorizando as opções minerais. Assim, são menos alergênicos.
Como a pele dos pequenos ainda é sensível, os produtos para adultos não podem ser utilizados por eles. Mas, os adultos podem usar os filtros feitos para crianças sem problemas.
Filtros solares com cor
Os filtros solares com cor (ou seja, que também funcionam como base) já são produtos bastante conhecidos no mercado e ofertados, principalmente, para a região do rosto.
Mas, uma dúvida comum é se há prejuízo na proteção solar por causa da coloração? A resposta é não.
Os filtros solares com cor podem ser utilizados sem nenhum problema e ainda têm o benefício de deixarem a pele mais uniforme. Por isso, são boas opções para quem tem manchas na face.
Qual a quantidade certa?
A maioria das pessoas aplica uma quantidade menor de filtro solar do que deveria. Diferente de outros cremes, o filtro solar é feito para ficar na superfície da pele e formar uma barreira contra o sol. Quanto mais grossa for esta camada, melhor será a sua proteção contra a radiação.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade de protetor solar indicada para cada parte do corpo é:
- uma colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça;
- uma colher de chá de protetor para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás;
- uma colher de chá para cada braço;
- uma colher de chá para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás de cada perna.
É importante lembrar: o filtro solar não dura o dia todo! O produto deve ser reaplicado conforme as indicações do fator, se houver exposição solar intensa ou transpiração excessiva.
Agora, você já sabe as principais características dos filtros solares e seus benefícios. Espero que este conteúdo lhe ajude a escolher o produto ideal às suas necessidades!