Se você acompanha os conteúdos aqui do blog, já deve conhecer os principais hábitos que precisamos ter com a pele ao longo da vida. Principalmente, para prevenir doenças e reduzir danos na sua capacidade de proteção.
Desta vez, abordei a seguir os cuidados com a pele na terceira idade. Já que, nessa etapa da vida, é necessário voltar ainda mais atenção para a saúde de todos os órgãos.
A pele na terceira idade
A pele do idoso será um reflexo de tudo o que foi feito ou não durante a vida. Por exemplo, se a proteção contra a radiação solar foi uma preocupação desde a juventude, a pele poderá apresentar menos manchas e sinais na terceira idade. Assim como, o contrário acontecerá: descuidos por muitos anos, levarão à mais danos.
Desta forma, os hábitos de vida de uma pessoa, além de questões genéticas, são os principais fatores que influenciam no envelhecimento da pele e nos cuidados que o idoso precisará adotar.
O processo de envelhecimento
O processo natural de envelhecimento acontece nas diversas camadas da pele e cada um de nós passa por ele.
Na epiderme, a camada mais superficial, ocorre uma renovação celular mais lenta e redução na produção de lipídios. Já na derme, após os 25 anos, há uma diminuição anual de 1% no colágeno e um declínio na elastina. Por fim, na hipoderme, a camada mais profunda, também acontece a redução das células de armazenamento de lípido em tamanho e número.
Todas estas mudanças internas geram as seguintes consequências:
- Ressecamento da pele, pois os lipídios são responsáveis por manter a oleosidade;
- Diminuição da sua capacidade protetora, levando ao retardo das cicatrizações e uma maior propensão a infecções;
- Redução da elasticidade e perda de volume, o que ocasiona no surgimento das rugas e linhas de expressão.
Além disso, há maiores riscos do idoso desenvolver manchas solares e câncer de pele.
Rotina de cuidados fundamentais
Hidratação
Uma pele ressecada é mais propensa à pruridos (coceiras), doenças e machucados. E, como expliquei anteriormente, a pele madura não consegue reter uma boa quantidade de água e oleosidade para manter-se hidratada.
Por isto, o uso de cremes hidratantes por todo o corpo, diariamente, é essencial na terceira idade. Tenha uma atenção ainda maior com as áreas mais propensas ao ressecamento, como as pernas e os braços. Também evite produtos que contenham irritantes (fragrâncias e corantes) em sua composição.
Proteção
A proteção contra os raios UV é indispensável em qualquer fase da vida. Mas, na terceira idade, esse cuidado é ainda mais importante. Use e abuse dos filtros solares e proteções mecânicas, como os óculos e chapéus. O fundamental é proteger todas as áreas, da cabeça aos pés. Não se esqueça também de reaplicar o filtro solar conforme as indicações da bula.
Na hora do banho
Altas temperaturas ressecam ainda mais a pele, dessa forma, o recomendado é que os banhos sejam sempre com água morna. Também não é indicado o uso de esponjas e esfoliantes para limpeza, pois eles alteram a barreira de proteção natural.
Pela manhã
Ao acordar, lave o rosto com um sabonete específico para essa região e aplique o seu protetor solar por toda a face, pescoço e colo. Se possível, também use um creme hidratante de rosto.
Pela noite
Antes de ir dormir, não se esqueça de lavar o rosto para retirar todos os resíduos acumulados durante o dia.
Dermocosméticos
Para o uso de cosméticos com benefícios específicos como, por exemplo, os que reduzem danos ou marcas na pele, é preciso visitar um dermatologista. Esse profissional poderá indicar quais produtos funcionam melhor para você e as suas necessidades.
Autoexame
O autoexame de todas os sinais e marcas da pele também deve fazer parte da rotina de cuidados. Esse método ajuda no diagnóstico primário de alterações na pele, as quais podem ser lesões malignas. Saiba mais sobre esse assunto aqui.